CONECTARE NEUROPSI

Atendimento, formação e conexões em Neuropsicologia

Nós Caroline, Hosana, Janice, Maila e Renata, decidimos que quem deve contar essa história é a nossa querida amiga, parceira e sócia que deu início a essa conexão, Rochele.

“O início da nossa conexão começou há aproximadamente 9 anos. Eu Rochele sou coordenadora do Grupo Neuropsicologia Clínica e Experimental (GNCE), que foi fundado em janeiro de 2008 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. O contexto de pesquisa permite que pessoas com interesses de estudos afins se encontrem. Como nos unimos para além das fronteiras da pesquisa, mas a partir dela?

Caroline me procurou em outubro de 2017 para ser aluna de iniciação científica, já muito interessada em eventos de neuropsicologia, participando de todo que podia. Entrou no GNCE no início de 2009, me presenteando no aniversário do 1o ano do grupo. Fez sua iniciação científica até o fim de sua graduação, com seu trabalho de conclusão de curso. Fez mestrado e doutorado, sob minha orientação, defendendo sua tese em 19/01/2017, culminando com evidências do Programa PENcE. Desde então, seguimos como parceiras de pesquisa Feevale/PUCRS sobre programas de intervenção neuropsicológica para crianças.

Hosana foi selecionada como aluna de iniciação científica em final de 2008, tendo, assim como a Carol, completado trabalho de conclusão de curso, mestrado e atualmente em finalização de seu doutorado, desenvolvendo um programa de estimulação de compreensão leitora mediada por funções executivas, com continuidade em pós-doutorado prevista.

Janice prestou seleção para o mestrado ao fim de 2008, ingressando no GNCE início de 2009, fundando a subequipe de neuropsicologia infantil. Realizou, também, toda sua trajetória acadêmica de pós-graduação no grupo, defendendo sua tese em março de 2017, quando o programa de capacitação de educadores em neuropsicologia da aprendizagem, o CENA, nasceu. Seguimos como parceiras rumo a um pós-doutorado.

Maila ingressou no início de 2011 no GNCE. Viajou em 2012 para León-Espanha para intercâmbio e quando retornou me procurou novamente. Continuou fazendo iniciação científica, seu trabalho de conclusão de curso, mestrado e agora está em seu primeiro ano de doutorado sobre neuropsicologia do envelhecimento, desenvolvendo dois novos instrumentos, além de participação em outros projetos de pesquisa. Tem um papel fundamental na equipe técnico-científica da Revista Neuropsicologia Latinoamericana, periódico internacional.

Renata e eu nos conhecemos desde quando eu era mestranda no grupo de pesquisa da Profa. Maria Alice de Mattos Pimenta na UFRGS. Fui membro de sua banca de tese de doutorado em início de 2013, quando ela ingressou no GNCE como colaboradora, conquistando em seguida três bolsas de pós-doutorado. Fundou o Grupo de Pesquisa Neuropsicologia do Envelhecimento.

Foram 9 anos de convivência, de muitos deadlines e muitas inspirações em conjunto. Hosana, Carol e Janice já se uniram como juízas pré e pós-intervenção dos seus programas de capacitações que cada uma criou ao longo de seus doutorados. Maila e Renata trabalham continuamente juntas em seus projetos de envelhecimento no GNCE, assim como em projetos de neuropsicologia e psicopatologia. Assim há dois anos muitos pedidos de capacitações e formações em dois eixos da neuropsicologia: infância/escolar e envelhecimento têm sido feitos.

Ao organizar em algumas reuniões tais programas de multiplicação da neuropsicologia para outros profissionais, pensamos: já passamos por tantos episódios juntas e o trabalho sempre fluiu tão bem; nos sentíamos solitárias em atividades clínicas em neuropsicologia; então, a inferência foi certeira: Por que não unirmos nossas atividades em um espaço de atendimento clínico, formação (pois amamos trocar com outras pessoas) e seguimos em infinitas conexões juntas em neuropsicologia? Nasce, então, a ideia da Conectare Neuropsi que será nosso primeiro projeto translacional da infância ao envelhecimento que será promovido pela conexão de nós seis.”

Rochele Paz Fonseca
“Conectadora” inicial da Equipe Conectare NeuroPsi

Quem Somos

Agradecemos, especialmente, ao engenheiro Paulo Henrique Magalhães, a arquiteta Andrea Viana por ajudarem a na construção e criação do espaço da Conectare NeuroPsi.

Assim como, agradecemos a fotógrafa Rosane Ochoa, ao publicitário Marcelo Corrêa e a equipe Closer por ajudarem na criação e detalhes de imagem de forma tão cuidadosa


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/conectar/public_html/wp-includes/functions.php on line 4609